quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tildas -Direitos autorais








Olá  meninas, tudo bem?

Hoje recebi um e-mail de uma amiga do face. Ela falou que estava começando a fazer bonecas para vender e queria fazer Tildas também. Mas como ficava os direitos autorais?

Quando me apaixonei por Tildas e comecei a fazer também me vi perguntando sobre direitos autorais. 
No começo também pensei que se alguém produz Tildas como um meio de renda é simplesmente roubo. Mas pensando um pouco e lendo opiniões de outras artesãs cheguei a conclusão que no caso da Tilda, não é. Posso estar errada.  Até  porque Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra  pictóricafotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.
Quando apresento minhas Tildas no meu blog, no face e na Elo7 dou a ideia que elas são de minha autoria?  Não.  Até porque o autor (Tone Finnanger) e a boneca/padrão são bem conhecidos de todos. Já li algumas entrevistas da Tone em que ela fala que não se importa que usem seus padrões para vendas diretamente para o consumidor. Não faço Tildas em série. É um trabalho de inspiração. Pois por mais que todos façam o mesmo padrão, sempre são diferentes. Até porque, imagine se as artesãs do mundo todo não comercializassem suas Tildas. A Tone não venderia tantos livros, tecidos, fitas, e acessórios. Se ela vende os livros com padrões seria apenas para uso pessoal? Ela proibiu a comercialização de bonecas com seus padrões? Não encontrei nenhuma resposta para isso na internet.  Vejo que algumas pessoas vendem padrões das Tildas. Isso sim é errado. Os padrões fazem parte dos livros e não podem ser comercializados. 
E vocês meninas? Fazer Tildas e vender é plágio? Qual sua opinião? Já pesquisaram?

Beijinhos.



25 comentários:

  1. Olá, Sica
    Achei muito oportuna essa sua indagação, porque eu comecei a confeccionar Tildas depois de muito pesquisas na Internet. Nessas pesquisas observei que muitas artesãs vendem a boneca criada pela Tone Finnanger e eu me fiz a mesma pergunta. Depois que vi no próprio site da Tone as observações claras sobre os direitos autorais, decidi que não venderia nenhuma.
    No site consta o seguinte (traduzido):
    "Por favor, respeitem a lei de direitos autorais em relação a Tilda.
    A lei de direitos autorais está lá para proteger os designers e
    outros artistas, e seus meios de subsistência. Tilda é feita para uso privado. acordo com a lei de direitos autorais que você não pode vender modelos Tilda no mercado comercial, ou Tilda colocar padrões ou modelos na internet para qualquer um usar. Obrigada."
    O link é: http://www.tildasworld.com/content.php?PILOT=4
    Porém, concordo com você que se não fosse o trabalho das artesãs do mundo inteiro apaixonadas por Tildas, como a criadora venderia tantos livros, revistas, tecidos, acessórios e tudo o mais?
    Tenho muito claro para mim que o compartilhamento dos moldes na Internet é uma grave violação dos direitos autorais, assim como o compartilhamento de livros inteiros escaneados. E isso vale para todos que criam e não disponibilizaram gratuitamente seus livros, revistas, padrões, moldes ou o que quer que seja.
    Portanto, sinceramente continuo com a dúvida quanto à venda da bonequinha feita em casa e não em série.
    Acho que essa é uma discussão muito válida e importante. No meu caso, continuo fazendo para mim e para presentear. Já me fizeram encomendas e eu recusei.
    Seria legal se mais pessoas opinassem, não é mesmo?
    Gosto muito do seu cantinho!
    Um abraço e uma ótima tarde para você!
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sica,
      Não vejo mal algum em vc ou qqer artesã venderem sua s Tildas,entendo que qdo um livro que trás moldes,onde a autora tambem vende seus tecidos,acessórios,ela quer mostrar como fazer,ensinando o passo a passo,e claro que com tantos lançamentos de livros ,em todas as estações ,coleções de tecidos ,papel, e tudo mais,tenho certeza que ela não se importa com a venda,sendo artesanal e não em série como uma fabrica,cada boneca tem sua marca ,cada artesã faz do seu jeito!!
      Agora esse negocio de vender os moldes(padrões) isso sim é errado,pois para isso temos os livros e ganhar dinheiro em cima ,sem pagar nada por isso não deixa de ser pirataria !!!
      Um abraço

      Excluir
    2. Concordo com a Regina.
      Acho que os direitos autorais são mais em relação aos moldes e livros.
      Nem todo mundo consegue fazer uma Tilda, então essas pessoas não podem ter uma?
      Quem sabe faz e vende e todo mundo fica feliz.
      Mas quanto aos projetos, deixamos para a Tone vender.
      Um bju

      Excluir
    3. Oi Ju,
      Obrigada pela visita e opinião. Realmente é complicada essa historia...mas acho que a Tone acaba ganhando em partilhar com todos seus padrões.

      Oi Regina,
      Então...minha opinião é igual a sua. Por isso continuo aceitando encomendas.

      Oi Ana,
      Exatamente. Muita gente não sabe costurar e nem quer aprender e quer ter sua Tilda. Agora não sei se fosse a criadora teria o mesmo ponto de vista.... Abraço

      Excluir
    4. Não vou entrar no mérito da questão, mas sou apaixonada por Tildas!

      Excluir
    5. Olá, vi que a postagem é antiga mas gostaria de deixar registrado minha opinião pq estou procurando leituras a respeito.Confecciono bonecas e entre várias técnicas e moldes, utilizo as de criação da Tone.Comercializo com os dizeres "estilo Tilda" e não "Tilda" e nunca posto moldes por conta dos direitos autorais dos livros dela(comprei alguns livros dela).Eu também misturo alguns moldes e cortes de tutoriais de artesãos diferentes até chegar em um molde de boneca que eu fique satisfeita, mas não tem muito o que inventar nessa linha...rs.Realmente foi uma bela sacada registrar os direitos pq desde criança me lembro da existencia de modelos bem parecidos mas ela acabou personalizando e registrou.Adoro Tildas, dou de presente, atendo encomendas, faço Tildas negras, frida kahlo, compro muito tecido e renda de fora(Aliexpress) e personalizo não copio nada dos livros dela, há uma infinidade de possibilidades :-)

      Excluir
  2. Olá, Sica
    Agradeço sua resposta ao meu comentário e achei legal que outras pessoas se manifestaram sobre o assunto.
    Sabe, estou convicta de que precisamos estar bem informadas sobre isso e não apenas por causa da questão "Tilda", e sim de um modo geral no que se refere ao que fazemos: criações artesanais.
    Então, comecei uma pesquisa sobre o tema e encontrei um blog que trouxe uma "luz" e penso que é muito útil para todas nós!

    http://coisinhasdemarcinha.blogspot.com.br/2011/08/artesanato-contemporaneo-e-protecao.html

    Se tiver um tempinho, vale a pena ler e se possível compartilhar.
    Desejo a você uma feliz quinta-feira!
    Beijo
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa muito obrigada, esclareceu muitas dúvidas...

      Excluir
    2. Oi Ju,

      Li o texto que você indicou. Realmente esse tema é polêmico...cada um interpreta de uma forma. Mas avaliando ...tirando a parte ética de todo esse contexto...plágio ou não...seria hipocrisia da Tone dizer que não ganha mais em partilhar com todo mundo. Imagine se quem inventou a calça "jeans" não autorizasse nenhuma outra empresa a produzir o mesmo? Sem falar na lâmpada, telefone, etc...
      Obrigada por partilhar o link.
      Bjs.

      Excluir
    3. Oi, Sica
      Acredito que a Tone nunca diria uma coisa dessas e nem qualquer outro designer se o compartilhamento for autorizado.
      Os exemplos da calça jeans, lâmpada, telefone e outros tantos produtos não entram nessa questão porque já tiveram suas patentes liberadas e podem ser produzidos e comercializados por quem tiver condições para isso. Agora, ninguém pode fabricar um jeans - por exemplo - em fundo de quintal e vender como se fosse da Lewis!
      No caso da marca Tilda, a mim me parece claro: podemos reproduzir - igual ou parecido, dependendo dos materiais e competência disponíveis - mas não podemos vender, porque simplesmente o direito de comercialização não nos é concedido. E isso vale para muitos outros designers.
      Um abraço e um ótimo fim de semana!
      Ju

      Excluir
  3. Bem,em parte eu concordo com a amiga Ju, segundo a mensagem no site da autora Tone Finnanger : "Por favor, respeitem a lei de direitos autorais em relação a Tilda.
    A lei de direitos autorais está lá para proteger os designers e
    outros artistas, e seus meios de subsistência. Tilda é feita para uso privado. acordo com a lei de direitos autorais que você não pode vender modelos Tilda no mercado comercial, ou Tilda colocar padrões ou modelos na internet para qualquer um usar. Obrigada."
    está claro que não devemos comercializar os modelos de bonecas Tilda, mas por outro lado, vejo aí uma brecha na interpretação... segundo o texto que ela mesma nos indicou, http://coisinhasdemarcinha.blogspot.com.br/2011/08/artesanato-contemporaneo-e-protecao.html
    seria plágio, se copiássemos o produto final com os detalhes etc. ou seja, o técnica em si pode ser usada sim, porem, cada peça será unica, desconfigurando o ato como plagio ou coisa parecida...

    ResponderExcluir
  4. Imagine!!! Muitas e muitas pessoas fazem tildas e quando se compra a revista tilda tem molde no final para que possamos fazer para enfeitar a casa e vender tb...acho que sim!
    Mas é bem colocado seu post pois nunca havia pensado sobre isso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quero completar que sou a favor de vender para que pessoas (que são muitas) que não costuram possam ter uma tilda em casa! Mas entendo que há uma nota sobre os direitos da boneca...o que faze então?
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camomila Rosa obrigada pelo comentário...então...é assim que vejo também...quem não sabe costurar vai ficar sem uma Tilda ?
      Bjs.

      Excluir
  6. Tambem tenho duvidas, mas se ela disponibiliza livros e moldes ,acredito nao ter nenhum problema e tambem isso tudo é uma grande divulgação para ela. Adoro fazer e realmente cada artesã tem a sua característica propria, a "sua Tilda". Sei lá. Tb fico confusa !! bjs

    ResponderExcluir
  7. Sica Maria, encontrei seu bloque e me identifique imediatamente, eu amo artesanato e o universo Tilda, ainda não tenho seus livros,dificuldades de encontrar em minha cidade, mas já fiz algumas com molde que consigo na net.
    Parabéns pelo blog muito fofo e aconchegante.
    Estou seguido você, se puder de uma passadinha lá no meu.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosi,
      Obrigada pela visita. Fui conhecer seu cantinho e adorei. Amei a decoração da sua casa. Parabéns. Beijinhos

      Excluir
  8. Oi Sica! kd vc amiga? saudades viu? ja fez a Tilda se casaquinho de lã?! eu fiz e amei!
    Bjkas
    Pri

    ResponderExcluir
  9. Oi Sica estou começando a me interessar pela boneca Tilda e estou esperando um livro que comprei chegar para fazer a primeira mas, com muito receio pois é um mundo infinito esse da Tilda>Vc poderia me dar as primeiras dicas para uma principiante?????O tecido, os acessórios tudo isso como adquirir e elas tem algum padrão de vestimentas cabelos etc que o artesão deve manter para não descaracterizá-la? Obr.marcia barretto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem? Bem vinda!
      Como vc disse...a Tilda é um mundo infinito. Eu particularmente gosto de Tildas com a personalidade do artesão. Com tudo igualzinho os livros fica sem graça. Quanto as dicas...o tecido para o corpo você pode usar algodão cru e o meu preferido que é o algodão cru acabado...ele é mais fino, mais claro e não tem aqueles pontinhos preto do algodão cru. Os tecidos originais tanto do corpo como para as roupas são importados e geralmente são caros. Deixe para comprar quando vc estiver mais seguras. São tão lindos que dá até pena de cortar rsrsrs. Então use tecidos nacionais com padrões parecidos dos originais. Acessórios vc pode usar flores de papel, fitas, botões...vai da sua criatividade. Cabelos comece com lãs (para tricô) nas cores marrom, preto e bege. Mas...a lã merino fica tão fofa em cabelos...Ahh vc falou de características que deve manter...na minha opinião Tildas não tem boca. Só olhos e as bochechas rosas. Márcia...tem muitos passo a passo na internet de todos os modelos Tilda. Você conhece o blog Tilda Brasil? Lá tem vários tutoriais. Tudo bem explicadinho. Também tem o blog da http://donnadular.blogspot.com.br lá vc encontra mais tutoriais. Você tem facebook? No face tem muita gente que faz Tilda com fotos lindas. Olhe...analise...se inspire ...e tente fazer sua Tilda! Depois da primeira vc não vai querer parar mais! Espero ter ajudado. Um Abraço

      Excluir
  10. Nossa, esse tema é polemico, sinceramente, ainda tenho dúvidas, apesar de entender que não se trata de plágio, conforme a meninas disseram sobre o exemplo ca calça jeans, enfim, temos que ler mais sobre oa ssunto, meu medo e ficar mais confusa..kkk Bjos a todas, adorei esse cantinho..

    http://odivinopano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não acho que seja plágio, não, mas realmente não tenho conhecimento mais profundo de direitos nesse caso. Não faço projetos para vender, mas sempre tenho muito cuidado em indicar a autoria de qq ponto que eu dê baseado em alguém lá no meu blog. Mas no artesanato, e nas artes em geral, acho que é bem difícil estabelecer esse limite, pois sempre nos inspiramos em algo, não é?
    Um abraço! Suas tildas são lindas!

    ResponderExcluir
  12. Isso acontece com os Noivinhos infantis.. muita gente trabalha com eles e eu sou um delas, mim inspiro com algumas artesas e não acredito ser plagio. Mas o chato é quando as pessoas pegam fotos de outra e dizem (Foi eu que fiz) esse é o problema, ai sim é plagio, pode até ser falsidade ideologia.. Eu me encontro num aperto assim... faço o meu trabalho e algumas amigas artesas salvam as fotos colocam no seu álbum e diz "essa peça aprendi com fulana e a nomeia para si" como se ela a tivesse feito mesmo com minha marca d´gua.. isso sim é plagio e outras coisitas mais..... A PARABÉNS SUAS TILDAS SÃO LINDAS SICA.. http://commaosdeseda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Esse negócio de plágio é muito complicado. Penso que eles tb estão fazendo, pois esse tipo de boneca existe desde a minha infância, quando morava no nordeste. São do mesmo modelo, só que as nordestinas são pequenas, e olha que eu já tenho 56 anos. Essas bonecas fazem parte do artesanato nordestino a mais de 50 anos.

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, adoro teu blog, seu blog continua lindo, venho desejar um FELIZ DIA DAS MÃES,cheio de amor,e já estou te seguindo,beijokas


    _________Feliz Di____________Feliz Dia
    ______Feliz Dia das _______Feliz Dia das MÃ
    ____Feliz Dia das MÃES ___Feliz Dia das MÃES
    ___Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das_______Feli
    __Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das_________Feli
    _Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃE_______Feli
    _Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Fe______F
    Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feliz __Fel
    Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feliz Dia_F
    Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feliz Dia d
    Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feliz Dia d
    _Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feliz Dia
    __Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feliz D
    ____Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES Feli
    ______Feliz Dia das MÃES Feliz Dia das MÃES
    _________Feliz Dia das MÃES Feliz Dia da
    ____________Feliz Dia das MÃES Feliz
    ______________Feliz Dia das MÃES F
    _________________Feliz Dia das
    ___________________Feliz Dia
    _____________________Feliz
    ______________________Feli
    _______________________Fe

    http://www.titacarre.com
    http://elo7.com.br/titacarre
    http://titacarre.tanlup.com/

    ResponderExcluir